segunda-feira, 30 de julho de 2007

O livro do destino...


Sei que você viu no Estadão, no portal da UOL, em 100 mil blogs por aí, no jornal, na revista, na reportagem do meio-dia, na CBN, na USP, enfim, e eu estou aqui para aumentar essa profusão, não poderia deixar passar. Inclusive, poucos posts atrás, fiz uma breve homenagem a Ingmar em seu aniversário.

Madrugada de 1986, em frente a uma pequena televisão preto-e-branco de 13 polegadas, que eu mesmo viria a queimar algum tempo depois, com incautos 10 anos, encarava a sinistra Morte a jogar xadrez com o cavaleiro Antonius Block...aquela imagem ficaria indelével e os sentimentos e as parcas reflexões em algum inefável recanto da minha mente.

Anos depois fui compreender parcialmente o vasto e profundo significado de "Sétimo Selo", que mesmo representado na sombria Idade Média, representava com vivaz equivalência, as dúvidas que permeiam extensas reflexões contemporâneas. Provalmente uma espécie de Zeitgeist, um sentimento, um espírito de época, do agora.

Do Livro das Revelações, Ingmar Bergman abriu seu último selo, para ele, quiçá, sua verdade foi revalada.

Saiba muito mais:
Dourados Voadores : Uma análise contundente sobre o cineasta
UOL Cinema : Fotografias típicas
Estadão Arte e Lazer : Uma razoável
análise sobre Bergman e sua obra
Terra Cinema : Interessante crítica

Em inglês:
Bergmanorama : A tribute to the great Swedish film
Ingmar Bergman Foundation : Swedish Film Institute
IMDB : Internet Movie Database
En.Wiki : Much more complete than in portuguese language

Nenhum comentário: