Profusão
[Do lat. profusione.]
S. f.
1. Grande porção ou abundância; exuberância.
2. Gasto excessivo.
Não que eu seja contrário ao conhecimento genérico, ao saber geral, mas hoje há uma intensa e exigente necessidade de possuir especialização em tudo. Dos itens mais comuns aos mais bizarros. Tudo ao todo instante, de William Shekespiare a Foie Gras, de Cranachan a Still Alive.
Para os conectados, a rendenção do saber online se traduz pelos mecanismos googlelianos e wikipedianos. Mas é claro, não podemos esquecer do viés da imensa massa podre de informações ou das preferências e tendências nos wikivocábulos. Tudo a todo instante não quer e não deve dizer profundidade, é um conhecimento com displicência, a informação com objetivo de atender uma indagação momentânea. A mentalidade enciclopédica que vigorou no ensino fundamental e média até a década de 80 e não foi substituída pelo senso crítico.
Mas quem não possui a resposta para tudo em sua igreja googleana mais próxima, pode apelar para as páginas (em papel mesmo) de vastas enciclopédias culturais, Barsas e como não dizer das Larousses. Consultado qualquer livraria, ou mesmo o site Submarino, você descobrirá que há mais de 300 tipos de Larousses. Sobre tudo...
Larousse do Vinho, do Cavalo, dos Bombeiros, da Comida Asiática, da Gravidez, dos Cães, da História, da Reciclagem, até do Universo tem..., enfim, uma verdadeira exuberância de coisas que nem sei como organizar direito. Na onda dessa profusão de profusões, darei minha contribuição, por que não uma Larousse das Larousses ?
quinta-feira, 28 de junho de 2007
Saiba tudo a todo instante...
:: Criado por Fernando Botti às 18:36
Assunto: Literatura, Polêmica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário