quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Energia infinita e gratuita...


A energia abundante e limpa foi sempre um grande sonho da humanidade, hoje muitas pesquisas se direcionam no sentido de melhorar a eficiência dos combustíveis e geradores e desenvolver novas fontes não tão poluentes.

Mas nem sempre foi assim, durante muitos séculos, pesquisadores tentaram encontrar uma maneira de gerar energia a partir do nada. Sim, um dispositivo, uma máquina auto-suficiente, que pudesse continuamente gerar algum trabalho sem que fosse necessário alimentá-la.

Esta figura ao lado é um exemplo disso. As esferas descem pelas rampas impulsionando o movimento do mecanismo para baixo, assim mais delas descem e o movimento sobrevive.

Perfeito. Agora imagine esse dipositivo fornecendo essa força através de correias para diversas máquinas, não haveria necessidade de combustível, de energia elétrica, de nada. Tudo de forma gratuita e limpa.

A idéia dessa roldana milagrosa foi desenvolvida na Índia, lá pelos meados do século XI, e reapareceu na Europa no meio da Idade Média.

Há outros modelos igualmente interessantes, como esse ao lado, conhecido genericamente como "roda desequilibrada". O princípio é o mesmo.

Outras maneiras de perpetuar o movimento foram desenvolvidas, utilizando das mais variadas engenhosidades, flutuação, gravidade, magnetismo, enfim, tudo que torna-se possível a realização do grande sonho da energia livre.

Inclusive há um interessante e recomendado filme nacional que retrata bem essa busca obsessiva pelo moto-perpétuo, chama-se Kenoma. José Dumont interpreta Lineu, um remoto pesquisador do sertão que durante décadas se dedica a construir a redentora máquina.

Há uma imensa quantidade de literatura sobre esse assunto, mas consigo destacar um, o livro "Biografia da Física" de George Gamow, se trata de um dos poucos livros simpáticos e ao mesmo tempo profundos sobre as diversas facetas da ciência natural.

Naturalmente, amigo leitor, não se trata de nenhuma conspiração das grandes indústrias petrolíferas, ou de alguma cartel das empresas de energia que impedem que você tenha visto esses mecanismos salvarem seu orçamento doméstico em combustíveis e eletricidade. Na verdade, o grande culpado é um dos maiores pilares da física, a termodinâmica, em grosso modo, a ciência da transformação, do calor em trabalho e vice-versa.

Ludwig Boltzmann, Sadi Carnot e Josiah Gibbs foram os grandes responsáveis pela compreensão atual sobre o calor, e de certa forma solucionaram o problema do não funcionamento do moto-perpétuo. Que basicamente é motivada pela lei natural que define que nenhuma espécie de energia pode ser criada espontaneamente e sim transformada.

Até o iluminado físico comentou sobre essa busca:

"...Os que buscam o moto perpétuo estão tentando
obter alguma coisa a partir de nada..." — Sir Isaac Newton

Mas se você. amigo leitor, imagina que mesmo com as claras evidências científicas sobre a impossibilidade de construir algo assim tenha impedido a teimosia humana de tentar continuar sua insana busca, sim, enganou-se.

Veja isso: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias...

Evidente que se trata de um embróglio, mas vale pela diversão.

Para saber mais:
http://www.ceticismoaberto.com/perpetuum/motoperpetuo.htm

6 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito desse artigo, há esse boletim em mídia impressa ?

Fernando Botti disse...

Willians,
Obrigado pelo comentário.
Infelizmente não, mas se houver demanda, posso pensar em algo.

Abraços,
Fernando.

Anônimo disse...

Se nao houvesse atrito estas maquinas funcionariam... Nada se cria. Tudo se transforma. A energia de um sitema fechado é finita.

Fernando Botti disse...

Obrigado pela visita Velloso.

Enfim, violando a entropia, muitas coisas bizarras são possíveis.

podicree@hotmail.com disse...

eu acredito que é possivel... mais esse cara q lançou o desafio afirma q criou a maquina..intao porque precisa de 20 dos melhores para testa-la..kkk essa foi a pior..criou pra que ter duvidas...esse mané q que resolvam os prob dele..e ele fique com todo o stato.. so um otario para cair nessa.. o post ficou legal.. mais tem coisas q nao da pra deixar de falr...

Anônimo disse...

Fico só a pensar, o que será desses incompetentes irracionais, que nada sabem, além de repetir o que os difuntos de hoje, disseram quendo vivos! O moto contínuo é possível, e está bem próximo!