quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Velha França Progressista...


Cidade francesa suspende spray antimendigo após polêmica

A decisão de um prefeito na França de utilizar um spray para espantar moradores de rua chocou o país e criou uma polêmica em relação às "soluções" que vêm sendo adotadas para lidar com a fatia da população sem moradia.

Georges Mothron, prefeito de Argenteuil, uma periferia pobre e problemática de Paris, determinou o uso de um spray com cheiro fétido, que provoca enjôos e irritações na garganta e nos olhos, para desalojar mendigos instalados nas áreas comerciais da cidade.

Diante da indignação de entidades ligadas aos direitos humanos, o prefeito, que é do partido UMP, o mesmo do presidente Nicolas Sarkozy, decidiu suspender a utilização do produto, que tem o nome de 'Malodor'.

A oposição socialista reagiu acusando o governo de fazer uma "caça aos pobres".

O problema dos sem-teto está mobilizando os internautas franceses. Após o episódio do spray repulsivo em Argenteuil, surgiram vários blogs para discutir o assunto.

Via UOL

No Brasil a sutileza é mais insidiosa, por exemplo, em São Paulo com as proteções antimendigo em alguns viadutos ou caminhando além, o nefasto assistencialismo sem sustentação para o desenvolvimento pessoal.

Nenhum comentário: